quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Motocross, Supercross, Trial e Enduro

Motocross:  prova que acontece em um circuito fechado, com um tamanho que costuma variar entre 1500 e 2000 metros com obstáculos naturais, que lançam o piloto muito alto nos pontos mais radicais , sempre tendo como padrão obstáculos mais possíveis de serem ultrapassados possibilitando a participação de pilotos iniciantes ou novatos. As pistas são largas e os competidores largam todos juntos. Trata-se de uma corrida com várias baterias (geralmente de meia hora para cada categoria) 




Supercross: O supercross é uma variação para o motocross criada pelos americanos. Nesta modalidade, as pistas são menores que as do motocross (têm cerca de 500 metros) e os obstáculos não são mais naturais, mas feitos pela mão humana. Além disso, as baterias são mais curtas e com um número menor de participantes (se, por exemplo, no motocross largam 40 motos, no supercorss largam 15). Trata-se de uma modalidade bastante dinâmica, com uma grande quantidade de saltos que exigem muito preparo físico dos pilotos.



Trial:  Esta modalidade é uma espécie de "circo" sobre motos. Aqui, os competidores têm de vencer os mais variados obstáculos em um pequeno espaço, sempre saltando. O objetivo é colocar o mínimo possível os pés no chão. Esse tipo de competição pode ser realizada em qualquer local onde seja possível realizar as "acrobacias". É uma das modalidades que mais chama a atenção do público. Também aqui, a velocidade não é o mais importante



Enduro de velocidade: Aqui temos uma modalidade que se assemelha ao motocross, mas seu percurso é maior, chegando a ter até quatro mil metros. Os pilotos também largam em bateria em que, quem chegar primeiro ganha após percorrer o tempo estipulado de prova .

É um esporte que exige bastante esforço físico, principalmente nos braços, ombro e glúteos. Além disso, os pilotos não conseguem liberdade o suficiente para transpirar, somente quando saltam é que vem o alívio. 
É reconhecido mundialmente e que encanta a muitos!




Cross-country: No cross-country, os pilotos enfrentam um percurso pré-determinado, de , em média, vinte quilômetros. A técnica difere da do motocross porque aqui o piloto encontrará outros tipos de obstáculos já que passará a correr em trilhas. Rios, pedras, poeira, etc. exigem do piloto de maneira diferente. ( e vence quem chegar primeiro a prova dura 
Enduro FIM - Neste tipo de enduro,: prova de resistência em que os competidores têm de enfrentar distâncias mais longas por trilhas. Trata-se de um teste também de habilidade e velocidade, que exige pilotos completos. E não só para a pilotagem: como é proibido o auxílio de mecânico durante a prova, ele terá de saber também consertar a moto caso ela tenha algum problema. Somam-se os tempos dos dias de competição (nos eventos maiores) ou, caso a competição dure apenas um dia, vence o piloto que que perdeu menos tempo nas especiais deste dia, não sendo necessariamente o piloto que chegar em primeiro . A denominação FIM é dada porque nessas competições são seguidos os padrões da Federação Internacional de Motociclismo. 



Enduro de regularidade: Este tipo de enduro foi criado e é praticado somente no Brasil. Trata-se de uma adaptação dos rallys de regularidade para as motocicletas. Os competidores devem guiar-se utilizando planilhas que determinam a velocidade média a ser desenvolvida durante os trechos do percurso e o controle é feito por PCs (Postos de Controle). Neste caso, mais importante do que a rapidez, são a atenção e o raciocínio do piloto.




INSPIRE-SE, SUA AVENTURA COMEÇA AQUI!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário